local 1

Ibama Prevfogo e SOS Pantanal vão formar 200 brigadistas no Pantanal

Por CABN em 09/06/2021 às 22:37:16

Com a proximidade da época crítica de queimadas no Pantanal e em resposta aos incêndios florestais recordes ocorridos na região no ano passado, o Ibama/Prevfogo, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, e a organização não governamental SOS Pantanal estão em campo para capacitar 200 brigadistas, em oito municípios dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A formação de 18 brigadas pantaneiras, para atuação de combate a queimadas em propriedades rurais, ocorre em pontos onde historicamente o fogo é mais intenso e tem previsão de encerrar no final do mês de julho. Os recursos para o treinamento e aquisição de equipamentos foram arrecadados pela ONG SOS Pantanal.

No ano passado, o bioma Pantanal registrou recordes de focos de queimadas em julho, com 1.684; setembro, quando foram registradas 8.106 e outubro, com 2.856. Durante todo o ano passado, mais de 22 mil focos de incêndios atingiram o Pantanal.

O analista ambiental do Ibama/Prevfogo do estado do Mato Grosso do Sul Alexandre Pereira destaca que os incêndios florestais precisam ter uma resposta rápida para que evitar um grave impacto ambiental. Nesse sentido, os novos brigadistas, que são funcionários das propriedades rurais, terão atuação fundamental e podem acionar outras equipes.

Segundo o Ibama, no ano passado, as condições climáticas, chuvas abaixo do normal e a seca histórica do Rio Paraguai estiveram favoreceram o alto número de incêndios florestais, especialmente no estado do Mato Grosso. O Instituto ressalta que, este ano, medidas estão sendo tomadas antecipando a época crítica, que vai do final de julho a outubro.

Meio Ambiente Brasília 09/06/2021 - 19:43 Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional Pantanal quarta-feira, 9 Junho, 2021 - 19:43 2:59

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3