local 1

Aprenda a fazer 10 sobremesas tradicionais do período colonial

Por CABN em 11/07/2021 às 10:17:34
Economia baseada no açúcar em Pernambuco gerou diversos doces com receitas passadas por gerações. Doces do período colonial em Pernambuco

Mayssa Leão

O Globo Rural mostrou como a tradição de receitas de doces foi passada pelas gerações da população pernambucana desde o Brasil Colônia, graças a importância do açúcar na economia local.

Confira outras receitas do Globo Rural

Veja algumas dessas receitas:

Bolo de rolo

Bolo de rolo

Mayssa Leão

Ingredientes

250g de açúcar

250g de manteiga com sal

250g de farinha de trigo

5 ovos

5 ml de essência de baunilha

Desmoldante para untar

600g em barra de goiabada

250 ml de água

Utensílios

4 formas retangulares de 42 x 30cm, com cerca de 1/2 cm de altura.

2 espátulas, que são usadas para colocar a massa na forma e o recheio na massa já assada.

Modo de preparo: bata o açúcar e a manteiga até esbranquiçar. Adicione os ovos, um por vez e bata mais. Acrescente a farinha delicadamente. Asse em forno pré aquecido, a 250°C, por cerca de 2 minutos, até a massa ficar opaca. Asse apenas uma forma por vez.

Após retirar do forno, coloque o recheio espalhando com uma espátula e enrole. Na próxima massa, coloque esse rolinho e enrole novamente. Repita esse processo com as quatro massas até ele engrossar.

Recheio tradicional: para obter o recheio de goiabada pasta cremosa, é preciso bater uma barra de 600 g no liquidificador com cerca de 250 ml de água fluída até alcançar o ponto.

Veja também:

Criar receitas de doces era moda em Pernambuco durante o período colonial; entenda a importância do açúcar no estado

Bolo Souza Leão

Bolo Souza Leão

Mayssa

Ingredientes

1kg de açúcar

600ml de água

250g de manteiga

620ml de leite de coco

1kg de massa de mandioca fresca e bem lavada

320g, cerca de 22 gemas peneiradas e batidas

pitada de sal

Modo de preparo: faça uma calda grossa em cerca de 104°C, usando açúcar, a água e a manteiga. Quando esfriar, adicione o leite de coco e a massa de mandioca. Adicione as gemas e uma pitada de sal ao final. Peneire a massa 2 vezes. Leve ao forno a 180°C até dourar por cerca de 45 minutos nas formas untadas com margarina ou desmoldante.

Bolo dos Cavalcanti

Bolo dos Cavalcanti

Mayssa

Ingredientes

100g de manteiga

8 ovos

Pitada de sal

250g de açúcar

250g de farinha de trigo

1/2 abacaxi cortado em rodelas. De preferência a variedade Pico de Rosa, como foi originalmente.

Modo de preparo: preaqueça o forno a 180°C. Primeiro derreta a manteiga e deixe esfriar. Enquanto isso, bata com um fouet, em banho-maria, os ovos até crescer um pouco. Adicione o sal e o açúcar e continue batendo até engrossar, levando em seguida a uma batedeira por 5 minutos.

Quando esfriar, adicione a farinha de trigo revezando com a manteiga derretida. Deixe ficar homogêneo mexendo na massa, com uma espátula de silicone, no sentido de baixo para cima, como o bolo não leva fermento, ele cresce por causa das ovos batidos.

Bolo pé de moleque

Bolo pé de moleque

Mayssa Leão

Ingredientes

1kg massa de mandioca

200g de castanha

200g de amendoim

150g de café solúvel forte

450g de açúcar

1 coco seco passado no liquidificador com o mínimo de água

500g de manteiga (ou margarina com mais de 80% de lipídio)

10 ovos

50g de cravo da Índia

50g de erva doce triturado

Modo de preparo: bata bem o açúcar, os ovos inteiros e a margarina, acrescentando em seguida a massa já lavada e peneirada. Depois, triture a castanha, o cravo e o amendoim. Despeje os 3 dentro da massa e coloque o café, o leite de coco e a erva-doce. Reserve um pouco de castanha para enfeitar o bolo.

Leve a mistura para a forma untada e enfeite com as castanhas. Pré-aqueça o forno a 180ºC, coloque o bolo. Para verificar o ponto, insira um palito no bolo, se estiver limpo pode retirar do forno. Tire da forma com ele morno.

Canjica

Ingredientes

500g de milho para canjica/munguzá

200ml de leite de coco

1 xícara de chá de açúcar

1 pitada de sal

Canela em pó para polvilhar

2 xícaras do chá feito com (canela em pau, Cravo, aniz estrelado)

Modo de preparo: deixe o milho de molho por aproximadamente 8h para que ele cozinhe mais rápido. Para cozinhar, use uma panela de pressão com o chá, leite natural e uma pitada de sal. Deixe em fogo médio por 20 minutos após pegar a pressão.

Depois de desligar o fogo e a pressão sair, adicione o leite de coco e o açúcar e misture bem. Deixe ferver com a panela destampada por aproximadamente 15 minutos. Desligue o fogo, e sirva com a canela peneirada por cima.

Doce de carambola

Ingredientes

Carambolas higienizadas, sem as cabeças e com tiras dos gomos

Açúcar (para cada medida de fruta, use um quarto da medida de açúcar).

Modo de preparo: corte a carambola na largura de meio centímetro e tire os caroços. Coloque a fruta em uma tigela com água. Depois de deixar a água escorrer, coloque a fruta e o açúcar em uma panela. Cuidado, esse doce solta muita água, por isso, mexa sempre a panela até o açúcar ficar no ponto de fio fino. Desligue o fogo e deixe apurar aos poucos.

Bolo de macaxeira do engenho Jundiá

Ingredientes

1,1kg de macaxeiras lavadas e raladas

Pitada de sal

2,5 xícaras de açúcar

600g de açúcar

1 xícara de água.

5 ovos

Gotas de limão

200g de manteiga

1 xícara de leite de coco puro

1 xícara e meia de coco ralado bem fininho

Modo de preparo: coloque as macaxeiras em uma tigela com uma pitada de sal. Já aqueça o forno em 180ºC. Faça uma calda com o açúcar e a água. Misture bem e coloque gotas de limão. A calda é usada para caramelizar a forma, que deve ser a com um buraco no meio .

Depois, faça outra calda com as 600g de açúcar em ponto de fio fino para escaldar a macaxeira, coloque também a manteiga e fazer uma calda quente. Mexa bem e acrescente os ovos. Por fim, adicione uma xícara de leite de coco puro e o coco ralado.

Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou espere o bolo ficar dourado. Faça o teste do palito, que tem que ficar ligeiramente úmido, quando espetado ao bolo. Desenforme em seguida.

Doce de laranja-da-terra

Ingredientes

20 laranjas da terra

2kg de açúcar cristal

Cravos-da-índia

Canela em pau

Modo de preparo: com o auxílio de um ralo, remova a parte verde das cascas das laranjas, corte em cruz e retire o miolo. Em um recipiente, deixe de molho por dois dias, trocando a água três vezes ao dia. Escalde para remover eventual sabor amargo.

Faça uma calda com o açúcar, a água, o cravo e a canela. Deixe escorrer para retirar o líquido das cascas e disponha-as na calda formando camadas. Após ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar lentamente até que as laranjas estejam macias, porém firmes.

Doce de jaca

Ingredientes

1 jaca dura

Açúcar

Água

Modo de preparo: parta a jaca ao meio e retire os caroços dos bagos. Coloque no fogo a água e os bagos, retirando após ferver. Em outra panela, coloque os bagos, o açúcar (para cada xícara de bago, uma de a água. Deixe no fogo até que cozinhe e fique com uma calda rala.

Cocada mole

Ingredientes

500g de coco seco ralado

1 lata de leite condensado

1 caixa de creme de leite

1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até desgrudar do fundo da panela. Após esfriar, sirva colheradas com sorvete. Caso use coco de saquinho, é necessário hidratar em 250 ml de leite natural.

VÍDEOS: mais assistidos do Globo Rural

Fonte: G1

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3