local 1

Festival Villas de Teatro de Bonecos abre inscri√ß√Ķes para sele√ß√£o de espet√°culos

Evento será online e transmitido direto de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Companhias participantes receberão pagamento por apresentação

Por CABN em 01/09/2021 às 15:19:36

O j√° tradicional Festival Villas de Teatro de Bonecos (FestVillas), realizado desde 2014 em bairros da capital e na Regi√£o Metropolitana de Curitiba, chega em 2021 à sua quarta edi√ß√£o e abre convocatória para sele√ß√£o de espet√°culos. As inscri√ß√Ķes come√ßaram no dia 24 de agosto e terminam no dia 6 de setembro. As apresenta√ß√Ķes ocorrem entre 3 e 12 de outubro.

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunica√ß√£o e da Cultura do Governo do Estado do Paran√°, e conta com o apoio da Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Neste ano os espet√°culos ser√£o transmitidos ao vivo pelo YouTube, por causa da pandemia de COVID-19. A transmiss√£o acontecer√° direto da Casa Eliseu Voronkoff, em Arauc√°ria, local em que as companhias estar√£o no dia da encena√ß√£o de cada espet√°culo. Ao todo, 14 apresenta√ß√Ķes ser√£o realizadas, com dura√ß√£o m√°xima de 30 minutos cada. Os espet√°culos selecionados poder√£o fazer uma ou mais apresenta√ß√Ķes, conforme acordo entre a companhia e a organiza√ß√£o do evento.

Nesta edi√ß√£o, o FestVillas ter√° como tema "A constru√ß√£o de um mundo sustent√°vel". Além de fomentar e difundir o teatro de bonecos, a inten√ß√£o, segundo Ana Paula Fraz√£o, coordenadora do evento, "é promover um espa√ßo de reflex√£o entre artistas e público sobre o desenvolvimento sustent√°vel". Após as apresenta√ß√Ķes, as companhias selecionadas participar√£o de um bate-papo com o público pelo chat das redes sociais.

Seleção de espetáculos

Poder√£o participar do processo seletivo pessoas jurídicas, com CNPJ que tenha como atividade a produ√ß√£o teatral. É necess√°rio preencher um formul√°rio eletrônico, disponível neste link. Junto com o preenchimento das informa√ß√Ķes, no formul√°rio devem ser anexados os seguintes itens: link do espet√°culo na íntegra; tr√™s fotos de alta resolu√ß√£o do espet√°culo; breve texto em que se justifique a rela√ß√£o do espet√°culo com a sustentabilidade; e comprovante do Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica (CNPJ), emitido recentemente.

Cada proponente poder√° inscrever mais de um espet√°culo. Para isso, é necess√°rio realizar mais de uma inscri√ß√£o no link do formul√°rio. As propostas ser√£o analisadas pela curadoria do evento entre os dias 7 e 12 de setembro. O resultado estar√° disponível no blog do festival e na p√°gina oficial do Facebook no dia 13 de setembro. As companhias selecionadas também ser√£o comunicadas por e-mail sobre a sele√ß√£o.

Outras informa√ß√Ķes sobre o FestVillas est√£o disponíveis no edital de convoca√ß√£o de espet√°culos, neste link.

O FestVillas

O FestVillas foi criado em 2014 por um grupo de bonequeiros da cena curitibana, composto pela Cia Artifícios Teatrais, Beto Hin√ßa Teatro de Marionetes, Cia Ca√ßuarte, Cia Miiller Teatro de Bonecos, Cia 7Art e Tr√°gica Cia de Arte, com objetivo de levar o Teatro de Formas Animadas para os bairros e cidades da Regi√£o Metropolitana de Curitiba. "Desde o início entendemos a necessidade de descentralizar a cena bonequeira e possibilitar o acesso para diferentes públicos com forma√ß√£o de novas plateias", comenta a produtora executiva do Festival, Jacques Beauvoir. Todas as edi√ß√Ķes do FestVillas aconteceram em espa√ßos independentes, as duas primeiras no Villa Hauer Cultural e a terceira na Casa Eliseu Voronkoff.

Serviço

Festival Villas de Teatro de Bonecos (FestVillas)

Seleção de espetáculos

Período: 24 de agosto a 6 de setembro de 2021

Inscri√ß√Ķes: https://forms.gle/4EzHwLXHi6Qdkfr5A

Edital do festival: https://bit.ly/3zgYxdX


Rodrigo Batista


Jornalista (MTB - 9231/PR) com Licenciatura em História

(41) 99808-4831


Fonte: Rodrigo Batista MTB - 9231/PR

Comunicar erro
local 2

Coment√°rios

local 3