local 1

Governo do RJ cria comitê de segurança hídrica

Por CABN em 27/09/2021 às 06:16:35

O baixo volume de chuvas acendeu o sinal de alerta em todo o país e levou o Governo do Estado do Rio de Janeiro a criar um Comitê de Segurança Hídrica. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (24)e tem o objetivo de definir um plano de ações para conter os impactos da situação hídrica.

O comitê será composto por técnicos da Secretaria da Casa Civil, da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, da Cedae e do Instituto Estadual do Ambiente.

A iniciativa faz parte do Plano Verão, com ações de curto prazo integradas para a qualidade da água e do ecossistema da Bacia do Guandu, que hoje abastece a Região Metropolitana da capital fluminense.

De acordo com a Cedae, os dois principais sistemas de abastecimento – Guandu e Imunana-Laranjal – operam, hoje, normalmente, sem redução na produção de água. No entanto, a estiagem reduziu a produção em alguns sistemas de abastecimento menores.

O secretário Estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, explica as ações do comitê. Segundo ele, serão instaladas estações de tratamento, de bombeamento e de dragagem de rios para buscar melhorar a qualidade e oferta da água para a região.

O plano conta ainda com o Programa Sanear Guandu, que vai atender as áreas atualmente localizadas fora do perímetro de concessão dos serviços de saneamento por meio de sistemas alternativos de esgoto. A ideia é evitar o despejo diário de três toneladas de carga orgânica na região.

Meio Ambiente Rio de Janeiro 24/09/2021 - 17:57 Sâmia Mendes / Guilherme Strozi Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional Água crise hídrica sexta-feira, 24 Setembro, 2021 - 17:57 2:06

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3