local 1

Paraná inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes, com atendimentos em 1,4 mil locais

Por Cabn em 01/10/2021 às 10:56:50
Ação começou nesta sexta-feira (1º) e vai até 29 de outubro, em todo o país; objetivo é atualizar a carteirinha de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas do Calendário Nacional. Paraná inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes, com atendimentos em 1,4 mil pontos

Venilton Kuchler/Sesa

A Campanha Nacional de Multivacinação, que começou nesta sexta-feira (1º) em todo o Brasil, será realizada no Paraná com 1.435 pontos de atendimento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O objetivo da campanha, conforme o governo, é atualizar a carteira de imunização de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A campanha vai até o dia 29 de outubro, e atende crianças e adolescentes com menos de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A secretaria informou que a ação oferece 18 tipos de vacinas, previstas para prevenção de doenças como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, meningite, entre outras.

Veja, abaixo, as vacinas previstas para crianças e adolescentes no calendário nacional:

Até 7 anos de idade: BCG, hepatite B, penta, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela.

A partir dos 7 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.

Conforme a Sesa, 1.235.186 imunizantes foram enviados aos municípios do estado. No terceiro sábado do mês (dia 16), segundo a Sesa, haverá um "Dia D" da campanha.

O serviço é oferecido em locais de vacinação cadastrados pela rede pública de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde Familiar (ESF), postos de saúde, departamentos e centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A Sesa destacou que os familiares devem levar adolescentes e crianças, com a carteirinha de vacinação em mãos, até o posto de saúde mais próximo da residência onde moram.

Assista aos vídeos mais acessados do g1 PR

P

Veja mais notícias do estado no g1 Paraná.

Fonte: G1

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3