local 1

Guia de turismo flagra onça-pintada andando pelo Parque Nacional do Iguaçu: 'Foi um encontro maravilhoso'; VÍDEO

Por Cabn em 19/10/2021 às 20:55:15
Segundo o projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie no parque, o felino flagrado é uma fêmea, chamada Indira e que nasceu no parque em 2018. Guia de turismo flagra onça-pintada andando pelo Parque Nacional do Iguaçu

Durante um passeio com turistas pelo Parque Nacional do Iguaçu, uma guia flagrou uma onça-pintada Indira andando pela mata, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, nesta terça-feira (19). Veja o vídeo acima.

As imagens foram feitas de dentro do carro da guia Poliane Ramos, com o celular. No vídeo, é possível ver a onça-pintada passando pela rodovia de acesso entre o portão do parque e as Cataratas do Iguaçu.

"Foi um encontro maravilhoso", disse a guia. Ela disse que momentos antes tinha sido questionada pelos turistas se eles conseguiriam ver alguma onça durante o passeio.

Segundo Poliane, ela chegou a dizer que era raro encontrar uma onça no local. Ela disse que em quatro anos trabalhando com turismo na região, nunca tinha visto o animal.

"Na hora que ela atravessou na frente do carro foi um show. Todos ficaram muito emocionados", afirmou.

Onça foi flagrada por guia no Parque Nacional do Iguaçu

Poliane Ramos

Segundo o projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie no parque, o felino flagrado é uma fêmea, chamada Indira e que nasceu no parque em 2018.

De acordo com a coordenadora executiva do projeto, Yara Barros, a Indira tem um filhote que já tem quase um ano, o Aritana.

Preservação da espécie

De acordo com o projeto Onças do Iguaçu, ao todo, o bioma da Mata Atlântica conta com cerca de 250 a 300 onças-pintadas.

Desse total, 105 delas estão na região do corredor verde, que abrange os lados brasileiro e argentino do parque, conforme o último censo de 2018. Sendo que 28 delas foram registradas no Brasil.

Os dados sobre os felinos são coletados desde 2009 pelos especialistas dos projetos Onças do Iguaçu, de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Yaguareté, de Porto Iguaçu, na Argentina.

O projeto informou que um novo censo da espécie será divulgado em 29 de novembro, no Dia Nacional da Onça-pintada, com informações do levantamento feito nos dois países entre 2020 e 2021.

A onça-pintada é um predador de topo de cadeia e uma espécie que tem grandes requerimentos de habitat, por isso, a existência dela indica a qualidade dos ambientes onde vive.

O Parque Nacional do Iguaçu é um refúgio para as onças-pintadas e uma das áreas mais importantes para sua sobrevivência no bioma, conforme o projeto.

Veja mais notícias da região no g1 Oeste e Sudoeste.

Fonte: G1

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3