local 1

Efeito espectador: saiba o que significa e como evitar o 'espetáculo'

Por Cabn em 20/10/2021 às 19:27:32
Passageiros filmaram mulher sendo estuprada em metrô, nos EUA, e não chamaram socorro. Psicóloga fala em falta de empatia e explica o chamado 'efeito espectador'. Veja o vídeo. Você já ouviu falar em "efeito espectador"? É assim que se chama um fenômeno social que acontece quando as pessoas, em situação de perigo ou violência, não interferem nem oferecem ajuda à vítima.

Um episódio recente foi o estupro de uma mulher a bordo de um metrô da cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos. Ela foi violentada durante 45 minutos e ninguém interferiu ou chamou a polícia. Mas algumas pessoas filmaram o crime.

O 'Segue o Fio' conversou com uma psicóloga para entender esse efeito. A psicóloga Hodilea Maura Silva afirma que falta as pessoas se colocarem no lugar do outro e reagirem.

"Diante de uma situação de risco, o cérebro trava. Luta ou fuga, eu paraliso ou saio correndo. O que acontece é que, quando a gente não se coloca no lugar do outro, vira espetáculo. Estamos em um lugar de espetáculo, porque esta acontecendo com ela, com ele e não comigo."

Perguntada sobre o impacto das redes nesse efeito, a Hodilea explica que o celular não é um vilão, mas que é necessário ter atenção ao uso e como lidamos com as telas.

"O que norteia essas relações excessivas de telas e de você gravar é justamente é falta de empatia. Você está diante de uma situação de violência e no lugar de você ajudar aquela pessoa, você quer fazer parte daquele espetáculo, porque passa a ser um espetáculo e não mais um ato de violência. quando você tem empatia pelo outro, quando reconhece a dor do outro, você entende que o melhor a fazer é procurar ajuda. E é importante dizer que o uso do celular, da internet, não é um problema. O problema é como a gente usa isso. Quanto que isso afeta as nossas relações interpessoais."

Como se inscrever

Para seguir o g1 no YouTube é simples, basta clicar neste link.

Ou você ainda pode acessar o canal do g1 no YouTube. Fazer o login e clicar no botão inscrever-se que fica no topo da página no lado direito.

Efeito espectador

g1

Fonte: G1

Comunicar erro
local 2

Comentários

local 3