Sábado, 21 de Maio de 2022
11°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Economia Acre

Acre participa de encontro internacional sobre governo digital

Com o apoio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), a Secretaria de Estado de Indústria, ...

10/05/2022 às 16h45
Por: Cabn Brasil Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Com o apoio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), juntamente com outras secretarias estaduais e entidades afins formaram a comitiva brasileira que participa, na Estônia, do evento e-Governance Conference, que visa proporcionar aprofundamento e experiências sobre iniciativas voltadas para o modelo de governo digital, que tem por conceito a adoção de ferramentas, práticas e soluções que visem à entrega eficiente de serviços públicos promovendo a interação entre a sociedade e Estado por meio de canais digitais.

O encontro reúne representantes das áreas de tecnologia de 36 países. Foto: cedida
O encontro reúne representantes das áreas de tecnologia de 36 países. Foto: cedida

O encontro transcorre durante esta semana e conta com a participação de representantes 36 países para discutir, apresentar e compartilhar experiências sobre o tema. Durante o evento, os participantes podem vivenciar uma imersão sobre o funcionamento da tecnologia de governo digital da Estônia.

De acordo com o representante do Acre no evento, o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, a oportunidade proporciona conhecer o que há de mais moderno sobre o tema, assim como entender seus fundamentos sociais e tecnológicos, além conhecer as “boas e más experiências e a partir desse conhecimento, integrando os serviços promovidos pelo Estado, trazendo novas ferramentas nas áreas da saúde, segurança, educação e de assistência social”.

Assurbanipal representa o  Acre no evento. Foto: cedida
Assurbanipal representa o  Acre no evento. Foto: cedida

Entre os temas discutidos, estão as tecnologias para governos digitais, inteligência artificial aplicada aos serviços para o cidadão, transformação digital nos governos e cibersegurança.

Abep

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) é uma organização composta por diversas instituições públicas e privadas com a finalidade de promover a cooperação e promoção de políticas públicas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) nas diversas esferas governamentais, visando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

Membros da comitiva brasileira. Foto: Cedida
Membros da comitiva brasileira. Foto: Cedida

Governo Digital

O conceito de governo digital se refere à adoção de soluções tecnológicas para ganhos de eficiência, rapidez e precisão na realização de processos gerenciais que estão por trás do funcionamento da máquina pública.

No Brasil esse tipo de iniciativa vem avançando, porém ainda prevalece um grande entrave, que é a falta da existência de uma identificação única. Em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que obriga a criação de um número único de registro geral para cada cidadão, que será o ID eletrônico único, com validade em todo o país, para ser implementado até março de 2023.

“O Acre foi contemplado como projeto-piloto dessa iniciativa, de forma que ainda neste ano serão criados e emitidos os novos RGs únicos, criando assim uma condição favorável para o avanço da tecnologia de governo digital no nosso estado”, acrescenta o titular da Seict.

Sobre a Estônia

A Estônia é um país da Europa Setentrional, com 1,3 milhão de habitantes e 45 mil quilômetros quadrados de extensão. O país, que integra a União Europeia desde 2004, tem uma democracia parlamentar e a cidade de Tallinn como capital.

Em duas décadas, o país se tornou referência mundial em governo digital. Na Estônia é possível ter acesso a quase todos os serviços públicos de casa, sem precisar ir a nenhum órgão do governo ou enfrentar filas e burocracia.

Mais de 98% da população já possui a identidade digital e pode, pela internet, abrir empresas, pagar impostos, registrar recém-nascidos, fechar contratos, matricular o filho na escola, marcar consultas médicas e até mesmo votar. Essas medidas economizam anualmente na Estônia aproximadamente 2% do PIB, o que no Brasil significaria aproximadamente R$120 bilhões ao ano.

“A história da Estônia muito nos inspira, pois trata-se de um país que se transformou em um centro moderno e tecnológico para o mundo”, observa Assurbanipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Curitiba - PR Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
11°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 19°

Dom 19°C 5°C
Seg 20°C 10°C
Ter 22°C 11°C
Qua 24°C 10°C
Qui 20°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes