Sábado, 21 de Maio de 2022
11°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Geral Maranhão

Mais Cirurgias: Governo realiza procedimentos oftalmológicos em Santa Inês

Programa tem como objetivo dar celeridade às cirurgias eletivas que estavam suspensas em razão da pandemia.

15/05/2022 às 08h05
Por: Cabn Brasil Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Programa tem como objetivo dar celeridade às cirurgias eletivas que estavam suspensas em razão da pandemia (Foto: Divulgação)
- Programa tem como objetivo dar celeridade às cirurgias eletivas que estavam suspensas em razão da pandemia (Foto: Divulgação)
15/05/2022

O Governo do Maranhão realizou procedimentos oftalmológicos de pterígio no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, na sexta-feira (13), por meio do Programa Mais Cirurgias. A ação, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), beneficiou 60 pessoas, residentes de municípios da região do Vale do Pindaré.  

“O governador Carlos Brandão determinou a ampliação dos investimentos no Programa Mais Cirurgias para que os procedimentos possam alcançar muitos outros maranhenses. Não temos medido esforços para cumprir o nosso objetivo de reduzir a espera de pacientes por uma cirurgia”, informou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

O programa tem como objetivo dar celeridade às cirurgias eletivas que estavam suspensas em razão da pandemia da Covid-19. Todos os pacientes beneficiados na ação passaram por consulta de triagem com médico oftalmologista na Policlínica de Santa Inês. Os selecionados foram encaminhados para o Hospital Macrorregional para serem submetidos ao procedimento médico.

“A iniciativa está trazendo para a nossa população mais qualidade de vida, pois além dos pacientes voltarem a enxergar melhor, eles também poderão passar pela recuperação no conforto do próprio lar. Outro ponto positivo é que está sendo uma oportunidade principalmente para aqueles que não têm condições de custear o procedimento”, disse a diretora administrativa do hospital, Jardene Carvalho.

Os pacientes já saíram do hospital com a consulta de retorno agendada. O senhor Raimundo Cardoso, de 70 anos, disse que fazer a cirurgia é uma vitória. “A minha vida vai melhorar 100%. Tudo o que hoje eu não tenho condições de fazer, vou poder retornar”, declarou. 

Quem também celebrou o momento foi a dona Luzia Nepomuceno, de 77 anos. “Achei a ação muito boa. Agora eu vou poder enxergar melhor, porque eu gosto muito de ler e com certeza depois da cirurgia é o que eu mais irei voltar a fazer”, compartilhou. 

A paciente Nadir Medeiros, de 55 anos, comentou que finalmente o incômodo nos olhos irá cessar. “Às vezes a indisposição nos olhos chegava a ser insuportável, mas agora graças a Deus chegou o dia em que isso terá um fim. Depois de hoje será só sucesso e eu estou muito feliz com isso”, afirmou.

Além dos procedimentos oftalmológicos em Santa Inês, outras unidades da rede estadual de saúde estão executando o programa, viabilizando cirurgias urológicas, neurológicas, ortopédicas, cirurgia geral, ginecológicas e vasculares.

Sobre o pterígio

O pterígio é uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos e, em casos avançados, chega a cobrir a pupila, interferindo na visão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Curitiba - PR Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
11°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 19°

Dom 19°C 5°C
Seg 20°C 10°C
Ter 22°C 11°C
Qua 24°C 10°C
Qui 20°C 12°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes